Translate

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O Primeiro dos Primeiros Dias

Ontem foi o meu primeiro dia de ensino clínico, o qual irá decorrer, durante nove semanas, no Hospital Universitário de Alcorcon, em Madrid, isto porque estou a participar num programa de intercâmbio de Erasmus.

De acordo com o que me tinha sido dito, tanto da parte da minha escola como da parte da escola que me está a acolher aqui em Madrid, julgava que iria realizar este ensino clínico nas urgências do hospital referido anteriormente no entanto, as coisas não irão decorrer dessa forma, uma vez que vou ter que estagiar num serviço de pós-cirurgia para doentes em estado crítico, por não existirem oportunidades de ensino suficientes para mim e para a minha companheira de estágio.

Não posso deixar de dizer que não me sinto apreensiva e acima de tudo, ansiosa e nervosa pelo que ai vem, uma vez que esta alteração vai contra aquilo que eu tinha imaginado para estas práticas contudo, espero que corra tudo pelo melhor e que esta seja uma boa oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento das minhas competências, quer a nível pessoal, quer a nível do contexto clínico e profissional.

Apesar de ainda não ter conhecido o serviço onde vou ficar definitivamente, ontem tive já a oportunidade de conhecer a dinâmica das urgências pediátricas e ao contrário do que aconteceu nos meus estágios anteriores, onde os primeiros dias são apenas de observação, aqui fui incentivada a participar, de forma mais activa, nalgumas das intervenções de enfermagem, como foi o caso da aplicação de uma imobilização de gesso, procedimento que apenas observei nas minhas aulas teóricas. 

Porém, apesar de não estar confiante na execução do referido procedimento, após a explicação do enfermeiro que me acompanhava e com a sua ajuda, penso que consegui ser bem sucedida no mesmo, o que constitui o ponto alto do meu primeiro dia de práticas.

O único aspecto onde senti maior dificuldade foi na comunicação com a criança a quem coloquei a imobilização de gesso, uma vez que o meu idioma é o português e não o espanhol. Esta dificuldade com a comunicação não foi sentida apenas neste momento mas ao longo de todo o dia mas apesar de tudo, não deixa de ser normal, uma vez que estou ainda estou a aprender a falar espanhol.

Bem, esta foi a reflexão do meu primeiro dia. Espero mais logo estar de volta com novos desenvolvimentos do meu segundo primeiro dia, isto porque hoje será num serviço de pós-cirurgia para doentes críticos, com novos espaços, novas dinâmicas, novos enfermeiros e novas experiências.



Sem comentários:

Enviar um comentário